sábado, 30 de março de 2013

DENGUE JÁ ATINGIU 20 MIL E MATOU 8 NA BAHIA


Subiu para 20.834 o número de casos de dengue na Bahia neste ano. Os municípios de Jequié, Teixeira de Freitas, Brumado e Guanambi já enfrentam uma epidemia da doença. Juntos, já fizeram quase 6 mil notificações.Jequié lidera em número de casos, com 2.263, seguido de Teixeira de Freitas com cerca de 1.900 notificações. Em Brumado, mais de 1.500 pessoas foram examinadas com os sintomas de dengue clássica.
O quarto em quantidade de casos neste início de ano é Guanambi, com 1.347 notificações. Outros municípios que preocupam são Itabuna, Una, Barreiras, Canarana, Eunápolis e Feira de Santana.
Também estão na lista dos com grande quantidade de casos de dengue Ibipeba, Itapetinga, Macaúbas, Manoel Vitorino, Paramirim, Santa Cruz da Vitória e Tanque Novo. Neste ano a doença já matou 8 pessoas na Bahia.

MARAGOGIPE: IDOSA DE 98 LIVRA AMANTE 71 ANOS MAIS NOVO DE ACUSAÇÃO DE ESTUPRO


Uma idosa de 98 anos tentou impedir a prisão do amante de 27, após uma denúncia de que ela teria sido estuprada no município de Maragogipe, no Recôncavo baiano. Ao chegar na casa da suposta vítima, a Polícia Militar foi surpreendida quando o casal negou a violência e confirmou o romance, de acordo com o site Voz da Bahia.Em depoimento à delegacia local, o acusado confessou que, apesar de ser casado, mantinha um relacionamento extraconjugal com a idosa há alguns anos. Acompanhada da neta, a mulher compareceu à unidade, defendeu o amante e demonstrou descontentamento com a ação da PM. “Vocês atrapalharam a minha diversão. Sou aposentada e viúva; na minha vida, eu mando”, protestou. Apesar de liberado, o homem foi autuado com base no Estatuto do Idoso. Ele não vai responder pelo crime de estupro. Informações do Bahia Notícias.

600 MIL FAMÍLIAS ESTÃO AMEAÇADAS DE PERDER DESCONTO SOCIAL NA CONTA DE LUZ


A Coelba chama atenção dos 600 mil clientes baianos que ainda não cadastraram seu NIS (Número de Identificação Social) na concessionária e, por causa disso, perderam o direito à Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de energia. A variação no valor da conta de energia de quem perdeu o benefício pode chegar até a 310%. A Lei Federal 12.212/2010, aprovada pelo Congresso Nacional e regulamentada pela Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), alterou as regras para concessão deste benefício e, desde então, só têm direito ao desconto os consumidores que possuírem renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa e apresentarem o NIS (Número de Identificação Social) à Coelba. Aqueles clientes que não possuírem NIS devem primeiro procurar a prefeitura do município, através da Secretaria de Ação Social, para a inscrição no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), e, após obter o NIS, apresentá-lo à Coelba. Com a mudança nas regras, 1,3 milhão de famílias baianas deixaram de contar com a Tarifa Social de Energia em 2011. Destes, 483 mil se recadastraram em 2012 e a Coelba estima que outros 600 mil clientes atendem aos novos critérios e ainda podem ser contemplados com o benefício se informarem o NIS à concessionária. Além do desconto na conta, a Tarifa Social confere prioridade para a participação nos projetos de eficiência energética da Coelba, a exemplo da substituição de geladeiras e doação de lâmpadas econômicas. Esses projetos têm como objetivo a redução do consumo de energia e a consequente adequação da conta à capacidade de pagamento dos clientes de baixa renda. (Fonte: Tribuna)

sexta-feira, 22 de março de 2013

COGITADO PARA ASSUMIR O VASCO


De acordo com matéria do Portal Uol, o técnico Jorginho é um dos profissionais cotados pelo Vasco para substituir Gaúcho, demitido após a derrota para o Nova Iguaçu por 2 a 0 pelo Carioca. A opção pelo comandante tricolor agradaria pelo custo-benefício em relação às outras alternativas. Os últimos bons trabalhos feitos pelo treinador, a exemplo do acesso com a Portuguesa para Série A, também pesa a favor de Jorginho. Ney Franco, atual técnico do São Paulo mas em crise no Tricolor, é o nome preferido de René Simões, diretor executivo do Vasco. Dorival Júnior, Paulo Autuori e Cristóvão Borges, ex-treinador do próprio Vasco. (Futebol Bahiano)

GONGOGI: ANIMAIS NA BA-120 PÕEM EM RISCO VIDA DE CONDUTORES


Animais trafegam tranquilamente na BA-120 (Foto: UN)
Além da falta de pavimentação asfáltica, buracos por toda a parte, cascalho solto na rodovia e algumas curvas perigosas, os condutores de veículos automotivos que trafegam diariamente na BA-120, que liga Gongogi a BR-330, nas proximidades de Ubatã, tem de conviver, também, com a presença constante de animais na rodovia.
A cena [animais na BA-120] é flagrada diariamente pelos condutores, que fazem uma espécie de zig-zag para desviar dos buracos da BA-120 e também de animais. “É um perigo enorme, sobretudo à noite quando temos a visão prejudicada pela escuridão. É uma irresponsabilidade dos donos dos animais”, disse um condutor.
O governador Jaques Wagner (PT) já autorizou a realização de licitação das obras de pavimentação da BA-120. A obra chegou a ser iniciada em 2011, mas foi paralisada após a Delta, empresa responsável por toca a reforma, ser declarada inidônea pela União. A expectativa é que, após realização da licitação, as obras sejam iniciadas no segundo semestre deste ano. Do Ubatã Notícias.

Médicos defendem liberar aborto até o terceiro mês de gestação



O entendimento foi aprovado pela maioria dos conselheiros federais de medicina.
O entendimento foi aprovado pela maioria dos conselheiros federais de medicina.
A proposta de dar à mulher a opção de interromper a gravidez até a 12ª semana, ampliando os casos previstos de aborto legal, ganhou o apoio de conselhos de medicina. A posição é inédita e respalda o anteprojeto da reforma do Código Penal entregue ao Senado no ano passado, de acordo com o CFM (Conselho Federal de Medicina). O entendimento foi aprovado pela maioria dos conselheiros federais de medicina e dos presidentes dos 27 CRMs (Conselhos Regionais de Medicina) reunidos em Belém (PA) no início do mês. Antes disso, o tema foi debatido internamente por dois anos. O anteprojeto, preparado por uma comissão de advogados e especialistas, propôs a ampliação das situações previstas para o aborto legal. Inclui casos de fetos com anomalias incompatíveis com a vida e o aborto até a 12ª semana da gestação por vontade da mulher –neste caso, desde que médico ou psicólogo constate falta de “condições psicológicas”. Leia mais na Folha.

Consumo da Droga é alto em Itapitanga e Região

A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional dos Municípios.

A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional dos Municípios.
O levantamento “Observatório do Crack”, realizado pela Confederação Nacional dos Municípios, revela que o consumo da droga é alto ou médio na maioria das cidades baianas. Quase todos os municípios do sul da Bahia enfrentam problemas sérios com a droga. Entre os municípios com nível alto estão Aiquara, Apuarema, Itagí, Itagibá, Jequié, Itajuípe, Ibicuí, Iguaí, Aurelino Leal, Coaraci, Itacaré, Itapitanga e Ibicaraí. Na lista das localidades classificadas como de nível médio estão Ubatã, Jitaúna, Ibirataia e Gongogi. Já os municípios de Ipiaú, Dário Meira, Uruçuca, Ubaitaba,Ibirapitanga não responderam os questionários da Confederação Nacional dos Municípios. A maioria das cidades com alto e médio índice de consumo não possuem programas de combate ao crack. (Giro em Ipiaú)

quinta-feira, 21 de março de 2013

Entenda por que redação do Enem com hino e miojo não vale nota zero

Segundo órgão que aplica o Enem, fuga do tema foi parcial nas redações.
Textos com hino do Palmeiras e receita de miojo tiveram nota 500 e 560.

 Do G1, em São Paulo
 
Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que inseriram uma receita de miojo e trechos do hino do Palmeiras na redação disseram ao G1 que esperavam tirar nota zero na prova. Segundo eles, a intenção era testar o sistema de correção da prova de redação. No entanto, de acordo com Paulo Portela, diretor-geral do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), órgão da Universidade Federal de Brasília (UnB) responsável pela aplicação do Enem, o edital do exame tem regras claras sobre as transgressões que anulam a prova. E trechos fora de propósito escondidos entre parágrafos pretensamente sérios não configuram uma fuga completa ao tema. Esta falha só existe se o candidato não cita a proposta da prova em nenhuma parte de seu texto.

Fernando Maioto Júnior e Carlos Guilherme Ferreira tentaram testar sistema de correção da redação do Enem (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal) 
Fernando Maioto Júnior e Carlos Guilherme Ferreira tentaram testar sistema de correção da redação do Enem (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)
Nesta semana, as redações de dois estudantes que já estavam matriculados no ensino superior, e por isso fizeram o Enem sem pretensão de tirar nota alta, acabaram ganhando destaque pela peculiaridade dos textos. Fernando César Maioto Júnior, de São José do Rio Preto (SP), inseriu no meio da redação sobre imigração no século 21 trechos do hino do Palmeiras e tirou nota 500 --a pontuação vai de 0 a 1.000.
Já Carlos Guilherme Custódio Ferreira, de Campo Belo (MG), decidiu ensinar uma receita de 'miojo' antes de concluir seu texto intitulado "Imigração ilegal", que acabou avaliado com a nota 560. O objetivo dos dois era provar que os corretores não liam as redações com atenção e, por isso, a nota dos candidatos era aleatória.
Fernando e Guilherme afirmaram que a nota mais justa para seus textos seria zero. Porém, para Portela, do Cespe, as notas 500 e 560 para as redações dos dois estudantes é prova de que os corretores não só leram os textos, mas também os corrigiram seguindo os critérios previstos no edital. "Não é aleatória, se você verificar onde eles levaram a menor nota, vai ver que foi nessas competências específicas. A nota baixa reflete exatamente que, quando ele utilizou argumentos completamente fora de propósito, ele foi apenado justamente por isso", explicou Portela ao G1.
"Se quisesse testar o sistema, poderia fazer um texto sobre a imigração no século 21 no Brasil e apresentar uma proposta de intervenção que ferisse os direitos humanos. Se fizesse isso, ele teria a nota zero", afirmou.
Ele afirmou ainda que a pontuação dos dois candidatos é considerada "o limite da reprovação", já que, por exemplo, um participante que queira usar o Enem para conseguir a certificação do ensino médio deverá tirar no mínimo 500 na redação para obter a qualificação em linguagens e código

Bahia perdeu 1.076 empregos com carteira assinada em fevereiro


Bahia perdeu 1.076 empregos com carteira assinada em fevereiro 
 

O emprego com carteira assinada registrou saldo negativo na Bahia pelo segundo mês seguido. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira (20), foram eliminadas em todo o estado 1.076 vagas celetistas em fevereiro. No mês anterior, foram cortados 628 postos de trabalho. A maior quantidade de cortes ocorreu no setor da agropecuária (-1.175), segundo levantamento do Ministério do Trabalho. Na sequência, aparecem o comércio (-1.088) e a indústria (-373). Entre os municípios com os piores resultados, estão Porto Seguro (-501), Salvador (-473), Mata de São João (-214), Simões Filho (-194) e Teixeira de Freitas (-159). Por outro lado, as cidades onde mais surgiram postos de trabalho foram Brumado (437), Feira de Santana (390), Camaçari (300), Lauro de Freitas (241) e Vitória da Conquista (148). Informações do A Tarde.

FOTO DE HOMEM NU CORRENDO EM SALVADOR CAI NAS REDES SOCIAIS


A fotografia de um homem correndo nu por uma avenida de Salvador caiu nas redes sociais e virou assunto entre os internautas nesta quarta-feira (20). O caso aconteceu na Avenida Antonio Carlos Magalhães, que estava com a pista molhada por causa do dia chuvoso na capital baiana. Centenas de pessoas compartilharam a cena por meio do Facebook e logo o registro inusitado virou sucesso.
A foto foi registrada pelo engenheiro eletricista Eberti Silva. Ele enfrentou retenção no trânsito, até que percebeu que o motivo para o engarrafamento era o tal do homem pelado na pista. “Estava no meio de uma via expressa, as pessoas tomavam cuidado para não atropelá-lo. Não estava rindo ou cambaleando, ele estava concentrado, correndo bem. Sei porque eu corro também”, relatou.
Funcionários de um posto de combustível na região relatam que também viram o rapaz correndo sem roupas no sentido Rótula do Abacaxi pouco antes das 8h. Segundo eles, a ação foi muito rápida. A Companhia de Polícia Militar que faz a segurança da área informou ao G1 que o caso não chegou ao conhecimento da corporação.

ENCONTRO REGIONAL DO PCdoB REÚNE MAIS DE 200 LIDERANÇAS


Cerca de 200 lideranças de 31 municípios do Litoral Sul, Médio Rio de Contas e Itapetinga participaram nesta terça-feira (19) do Encontro Regional do PCdoB, realizado em Itabuna, no Sul da Bahia. O objetivo do encontro foi definir a atuação política do partido este ano com vista às eleições de 2014, quando serão eleitos novos deputados estaduais e federais e também os cargos majoritários de senador, governador e presidente da República.
“Nosso partido saiu extremamente fortalecido das eleições municipais, principalmente aqui na região, quando jogamos papel importante na eleição dos prefeitos dos dois maiores municípios da região, Jabes Ribeiro, de Ilhéus, e o companheiro Vane, de Itabuna”, ressaltou Davidson Magalhães, vice-presidente estadual do PCdoB.
“Elegemos também Marquinhos de Itagibá, um município importante da região, o vice de Uruçuca, Marcelo Dantas, e ampliamos o número de vereadores”, pontuou Davidson Magalhães, que também é dirigente da Companhia de Gás da Bahia(Bahiagás).
A estratégia do PCdoB para 2014 é ampliar para cinco o número de deputados estaduais e elevar para três os parlamentares federais da legenda na Bahia. Nacionalmente, o partido quer eleger 20 deputados federais. Davidson Magalhães que é Professor universitário, economista e dirigente comunista há 30 anos,  é um dos nomes na disputa por vagas na Câmara Federal para fortalecer a representatividade da nossa região.
Devidson Magalhães, Teonia S.Sales- Presidente do PCdoB e Kátia - Secretária do Partido
O PCdoB de Itapitanga esteve presente também no encontro, onde foram registradas as presenças da Presidente do Partido, Teonia Souza Sales; da Secretária de Organização, Kátia e do vereador Joel Fernando.
Entusiasmadas, as lideranças municipais da legenda avaliaram como exitosa a reunião e o comprometimento com o projeto politico do partido.
                                                        (Blog do Joel Fernando)

quarta-feira, 20 de março de 2013

Itapitanga:SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DIZ QUE VAI IMPLANTAR O PROERD NAS ESCOLAS


A Secretária de Educação, Ana Celeste, comunicou ao vereador Joel Fernando(PCdoB) que os primeiros contatos com o Comando da 63a Companhia Independente de Polícia Militar em Coaraci-Ba já foram feitos para que seja implantado o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas Escolas da rede pública do município. O Requerimento apresentado na primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores, foi uma iniciativa do vereador Joel Fernando, que preocupado com o número de jovens que vem sendo arrastados para o mundo das drogas no município, apresentou e discutiu  a matéria a qual foi aprovada por todos os vereadores. Segundo o vereador, o Proerd capacita Policiais das CIPMs para desenvolver atividades lúdicas em sala de aula entre os estudantes. Técnicas e métodos de ensino infantil, tratamento de dependência de drogas e noções de toxologia, aprendidos no treinamento, capacitaram os policiais a abordar questões tão delicadas entre os estudantes. Em 17 lições, os alunos aprendem a incrementar a auto-estima, a responsabilidade, o bem-estar social e a cidadania, criando uma blindagem no combate e a proliferação das drogas, onde as maiores vítimas são nossos jovens."O nosso mandato além de pautar pela fiscalização das ações do Executivo, temos o compromisso também de propor ações que visem a melhoria de nossa comunidade", comentou Joel.
A Secretária, que afirmou desconhecer o Programa, mas, após tomar conhecimento da importância do Proerd - garantiu que ainda nesse semestre será implantado o programa nas escolas. "O programa tem uma grande importância e um custo mínimo para o município" comentou Ana Celeste, afirmando que uma oficial já foi requisitada junto à Cia de Polícia fazer o levantamento e inciar as aulas do programa nas escolas do município. 
 
( Blog do Joel Fernando)

Eunápolis: Estudante simulou sequestro para reatar namoro

O caso foi arquivado pela polícia
O caso foi arquivado pela polícia

O caso da estudante do curso de Fisioterapia da universidade Unesulbahia, Alzenir Rodrigues Silva, conhecida por ‘Preta Jhamal’, de 22 anos, foi arquivado nesta terça-feira (19) pelo diretor regional da 23ª Coorpin, Eridelson Bastos. Como já se desconfiava, a estudante confessou ter simulado o próprio sequestro na tentativa de provocar a piedade e o reatamento do namoro. A estudante foi ouvida na sexta-feira (15), após ser encontrada em um posto de gasolina na cidade de Teixeira de Freitas. Chorando muito e se dizendo arrependida, ela declarou que enviou mensagens à própria mãe, Maria Vânia, e ao ex-namorado, “querendo provocar nele o sentimento de piedade pelo seu sofrimento e aceitasse a continuação do relacionamento”. Durante o período do suposto desaparecimento, “Preta Jhamal” permaneceu em uma pousada na cidade de Teixeira de Freitas, para onde viajou de carona com um amigo, cujo nome não foi informado. A polícia nunca tratou o caso como sequestro, uma vez que não houve pedido de resgate. (Radar64)

Morre no Rio de Janeiro o cantor Emílio Santiago

Cantor estava internado há 13 dias
Cantor estava internado há 13 dias

Morreu na manhã desta quarta-feira (20), aos 66 anos, o cantor Emílio Santiago, que estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio. A informação foi confirmada pela assessoria da unidade hospitalar. O sambista sofreu um acidente vascular cerebral isquêmico (AVC) no dia 7 de março. O motivo e o horário da morte não foram informados pela assessoria do hospital. O local e horário de enterro também não foram divulgados, informa o G1. O cantor, vencedor de diversos festivais de música, iniciou a carreira na década de 70 e gravou grandes sucessos como Saygon, Lembra de Mim e Verdade Chinesa. O último disco de Emílio Santiago foi “Só danço samba (ao vivo)”, lançado em 2012, junto com um DVD. Informações do Bahia Notícias.

UBATÃ: HOMEM É PRESO POR TENTAR MATAR A PRÓPIA MÃE




Foto: Ubatã Realidade


Neste Sábado(16), por volta das 23:00 horas,  a guarnição da policia militar composta pelos soldados Wagner e Robson, prenderam o ANANIAS CARDOSOS DOS SANTOS, residente no bairro Popular, o qual e acusado de tentar matar seu irmão e sua mãe, usando um machado e uma faca.

Segundo informações de familiares, ANANIAS e usuário de drogas e na data acima citada o mesmo chegou em casa bastante alterado quebrando os moveis, que seu irmão tentou lhe conter mais ANANIAS se apoderou de um machado e uma faca, a qual tentou desferir golpes contra seus familiares. ANANIAS era o condutor da temida moto fantasma, a qual era famosa por não conter freios e nem faróis, causando terror por onde passava. ANANIAS foi preso em flagrante e está a disposição da justiça criminal desta comarca.   
Ubatã Realidade

Ubatã: Garoto Benivaldo Souza precisa de sua ajuda!



O garoto Benivaldo Souzaa Brito Filho, de 2 anos, filho de Tatiana Ferreira dos Santos e de Benivaldo Souza Brito Júnior, está precisando da ajuda da comunidade ubatense, da região e a todos que se sensibilizarem e quiserem colaborar.

Em outubro do ano passado, os pais de Gustavo descobriram, que o garoto possui um câncer no olho esquerdo. Deste então, essa criança vem lutando intensamente contra a doença. Tatiana pede para os que queiram contribuir, que colabore com qualquer quantia, pois Benivaldo Filho precisa continuar indo para Salvador para realizar exames.

Devido a essas viagens, a mãe da criança não está trabalhando no momento. "Ele é um criança muito alegre e precisamos de ajuda para ele continuar sendo esse menino alegre e feliz. Que Deus abençoe a todos que ajudaram" disse Tatiana.

DADOS BANCÁRIOS

Gustavo Santos Calheira
Agência: 3067-8/ Bradesco
Conta Poupança: 1008144-0
Ubatã Realidade

terça-feira, 19 de março de 2013

Acidente envolvendo moto e animal próximo a Itapitanga deixa um morto e um ferido


 Foto: Do site Na Ideia.net

Enias Alves de Araujo Foto: naideia.net Hoje dia 19/03/13 por volta das 18:40 na rodovia BA 0-30 no trecho entre o município de Gongogi e Itapitanga, ocorreu um grave acidente envolvendo uma moto de placa Gandu JOU 7687, e um cavalo nas proximidades da ponte que liga a cabana do Narcisio ao município de Itapitanga. O senhor por nome Enias Alves de Araujo de 51 anos, irmão do ex Prefeito de Itapitanga José Alves Araújo (Zequinha) que pilotava o veiculo veio a óbito no local devido aos ferimentos na cabeça e foi levado ao Hospital Municipal Maria Eloy Bittencourt em Itapitanga já sem vida. Ele levava de carona um Sr conhecido como Dema que sofreu apenas leves ferimentos e passa bem. Segundo seus amigos que o acompanhavam durante o ocorrido, Enias estava em Paulo Afonso, com seus companheiros onde consumiram bebidas. Durante o retorno para casa eles resolveram parar na entrada da Cabana do Narcisio, onde Enias resolveu seguir viagem com sua moto na frente, e ao chegar na ponte foi surpreendido por um cavalo na rodovia, seus amigos que vinham atrás já o encontraram nos últimos suspiros. O ocorrido chamou a atenção de muitos populares, que o viam como uma pessoa querida na cidade. Segundo informações o corpo sera velado na Câmara Municipal de Vereadores.
                                                   (naideia.net)

segunda-feira, 18 de março de 2013

Um em cada sete deputados federais faz parte da bancada evangélica


Um em cada sete deputados federais faz parte da bancada evangélica
Foto: Reprodução
Um em cada sete deputados faz parte da bancada registrada oficialmente na Câmara como Frente Parlamentar Evangélica. Os partidos com maior participação no grupo de 68 parlamentares são o PR, o PSC e o PRB que, se somados, têm quase metade das bancadas composta de integrantes do grupo religioso. O PR, com 34 deputados na Frente, incluindo o líder do partido na casa, Anthony Garotinho (RJ), agrega um grande número de evangélicos não pentecostais, oriundos principalmente das Igrejas Batista e Presbiteriana. No PSC, a maioria dos seus dez deputados evangélicos é ligada à Assembleia de Deus. No PRB, cujo presidente é bispo licenciado da Igreja Universal, oito deputados militam na frente. Os demais integrantes do grupo representam o PMDB (7), o PDT (5), o PSDB (5), o PTB (5), o PSB (3) e outros dez partidos (14). Na Bahia, a Câmara possui três representantes da bancada: os deputados Erivelton Santana (PSC), Sérgio Brito (PSC) e Márcio Marinho (PRB). Informações do Estadão Conteúdo.

Incêndio atinge Câmara de Brumado

Incêndio atinge Câmara de Brumado
Foto: Lay Amorim
 Brumado Notícias
Um incêndio atingiu a Câmara Municipal de Brumado na madrugada desta segunda-feira (18). O vigia da Casa foi até os fundos do prédio após sentir forte cheiro de fumaça e constatou as chamas, segundo o site Brumado Notícias. O funcionário ligou para a polícia. Iniciado na garagem da Casa, onde havia várias cadeiras, revistas e o carro de um vereador, o fogo atingiu o teto de gesso e ainda a parte elétrica do local. O vigia tentou apagar as chamas com uma mangueira, mas o fogo foi contido somente com a chegada da polícia. Os investigadores levantaram a hipótese de incêndio criminoso, já que um suporte foi encontrado na parede do local. O artefato teria servido para os autores do incêndio pularem o muro e fugirem. As câmeras de segurança da Casa serão avaliadas.

Protesto contra Marco Feliciano em Salvador tem presença do Olodum


16/03/2013 16h49 - Atualizado em 16/03/2013 20h35

'É caro os direitos humanos no Brasil, custou muitas vidas', diz João Jorge.
Deputado e pastor, Feliciano foi eleito para representar minorias na Câmara.

Do G1 BA
Protesto em Salvador reuniu militantes gays e negros (Foto: Genilson Coutinho/Dois Terço)
Um grupo de baianos realizou, na tarde deste sábado (16), mais um protesto contra a presença do deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) no comando da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.
A mobilização aconteceu na praça do Campo Grande, em Salvador, e contou com a participação da banda afro-brasileira Olodum, que promove ações para valorizar a autoestima do negro e da pessoa marginalizada.
João Jorge, presidente do Olodum, diz que outras manifestações devem ocorrer em repúdio à eleição do parlamentar para a presidência da comissão.

"É um atentado à república, aos cidadãos brasileiros, do candomblé, da umbanda, os travestis, os negros. Começa assim, como foi na Alemanha com Hitler, a partir de um pequeno partido. O partido dele poderia tirá-lo e colocar outra pessoa. É uma posição fundamentalista. É muito caro os direitos humanos no Brasil, custou muitas vidas, uma longa história", justificou João Jorge. O Grupo Gay da Bahia (GGB) também participou do protesto.
Protesto em Salvador, na Bahia, contra Marco Feliciano (Foto: Genilson Coutinho/Dois Terço)

Adolescente de 14 anos é morto dentro de bar em Salvador, diz polícia

Crime aconteceu na Rua Barros Falcão, no bairro de Matatu de Brotas.
Segundo polícia, homem teria usado vítima como 'escudo' para se proteger.

Do G1 BA
 
Um adolescente de 14 anos foi assassinado por volta das 21h de sábado (16), na Rua Barros Falcão, no bairro de Matatu de Brotas, em Salvador. De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que investiga o caso, a vítima estava em um bar da região quando foi atingida por disparos efetuados por dois homens.
Segundo a polícia, o jovem teria sido baleado após ser usado como "escudo" por um homem que estava sendo perseguido. "Um cidadão vinha correndo. Ele estava sendo perseguidos por outros dois homens. Depois ele entrou onde estava essa vítima, no bar. Lá ele se agarrou na vítima e os dois foram baleados", relata o investigador Paulo Conceição.
Segundo a polícia, o outro homem atingido foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE). Não há informações sobre o estado de saúde dele. A polícia investiga a motivação dos disparos. Os suspeitos do crime fugiram.

17 turistas são assaltados em trilha na cidade de Itacaré, região sul da BA


Vítimas foram abordadas por três homens armados na tarde de sabado (16).
Elas eram estudantes de biologia e turistas estrangeiros. Suspeitos fugiram.

Do G1 BA
 
Dezessete turistas foram assaltados na tarde de sábado (16), em Itacaré, destino de turismo no sul da Bahia. O grupo, que tinha estudantes de biologia e turistas estrangeiros, percorria a trilha da Prainha quando foi abordado por três homens armados, de acordo com a delegacia de polícia da cidade, que ouviu as vítimas.
As vítimas, que estavam a passeio, foram agredidas fisicamente pela quadrilha. Ninguém sofreu ferimentos graves. Os assaltantes conseguiram roubar alianças, notebooks, celulares, dinheiro, relógios e máquinas fotográficas.
"Essas pessoas foram abordadas e saqueadas por três elementos armados. Estavam a passeio e não estavam todos juntos. Ao longo do dia, as pessoas que passavam por lá [local onde estavam os criminosos] eram abordadas", relata um policial, que prefere não se identificar.
O crime será investigado pela delegacia de Itacaré e pela Delegacia de Proteção ao Turista de

Defesa Civil do RJ confirma mortes na Região Serrana após temporal



Segundo Sérgio Simões, três óbitos ocorreram na cidade de Petrópolis.
Três pessoas estão desaparecidas, de acordo com o secretário Carlos Minc.

Do G1 Rio

O secretário estadual de Defesa Civil do Rio de Janeiro, Sérgio Simões, afirmou na manhã desta segunda-feira (18) que pelo menos três pessoas morreram em decorrência das chuvas em Petrópolis, na Região Serrana, durante a madrugada. Simões se reuniu pela manhã com o prefeito de Petrópolis, Rubens Bontempo, conforme mostrou o Bom Dia Rio.
"O governo do estado mobilizou toda a sua estrutura, especificamente a do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) com máquinas e caminhões para que a gente possa desobstruir vias obstruídas por carregamento de terra", disse.
Os rios Quitandinha e Piabanha transbordaram durante o temporal. Ruas ficaram alagadas nos bairros Quitandinha, Alto Independência, Morin e Alto da Serra. "A situação de Petrópolis é realmente muito, muito grave. Além de três mortos, há três desaparecidos", disse o secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, ressaltando que o prefeito do município já decretou estado de emergência.

domingo, 17 de março de 2013

SALVADOR: METADE DOS MENORES DE RUA É VICIADA EM CRACK


Com apenas 12 anos, D. já tem as mãos queimadas pelo fogo que usa para acender o cachimbo do crack. Os olhos vermelhos e os dentes escurecidos indicam um uso contínuo da droga. “Ô tio, só fumo quando tô com fome”, responde o menino, que afirma ser vítima de espancamentos da avó depois que os pais foram assassinados por traficantes de Plataforma, no Subúrbio.A aparência fragilizada do menino, que diz não saber ler nem escrever, entrega o consumo da droga. “Apanho muito. Fico na rua o dia todo. Moro aqui faz tempo”, conta o garoto, que passa os dias perambulando pelo Centro Histórico de Salvador em busca de trocados que completem o valor de uma pedra: R$ 5. Na hora de fumar, até os banheiros químicos viram abrigo. Assim como D., as crianças e adolescentes em situação de rua em Salvador têm no crack um refúgio. O secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Maurício Trindade, afirma que pelo menos 50% deles usam a droga, de acordo com mapeamento feito pela secretaria. 
De acordo com estudos do  coordenador do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca-Bahia), Waldemar Oliveira, o percentual de menores consumindo crack nas ruas de Salvador é maior. Acredito que 90% das crianças que estão na rua são usuárias. Antes, eles cheiravam cola de sapateiro. Hoje usam crack porque é mais fácil e barata”. Segundo Oliveira, as crianças são alvos fáceis para o tráfico. “O crack forma verdadeiros zumbis, debilitados e destruídos. Isso nas crianças tem um peso muito maior. O crack nas crianças é uma chaga aberta no coração da cidade. Precisamos tratar da forma adequada”, destaca. Leia mais no Correio.

Ipiaú: Carro cai em riacho e três pessoas ficam feridas na BA-120


Uma das vítimas é filho do comerciante Edinor.(Foto:Giro em Ipiaú)
Duas pessoas estão em estado grave.(Foto:Giro em Ipiaú)
Luan e Felipe ficaram feridos gravemente.(foto:Facebook)

Três pessoas ficaram feridas, duas em estado grave, em um acidente na BA 120, trecho que liga Ipiaú à Ibirataia, ocorrido no início da noite deste sábado(16). O condutor do veículo, Luan Gonçalves Pinheiro, 21, filho do comerciante ipiauense, Edinor da loja de materiais de construção, perdeu o controle da direção do carro modelo Stillo, placa JRM 6671, numa curva próxima a Fazenda de Álvaro, e caiu num riacho. Os ocupantes ficaram presos dentro do automóvel e foram resgatados por populares. As vítimas receberam os primeiros socorros de uma equipe do SAMU de Ipiaú e foram conduzidas para a Clínica São Roque e Hospital Geral de Ipiaú. De acordo com testemunhas, o jovem Luan, apresentava o quadro mais grave. Além dele, Felipe Moreira, também se feriu gravemente. Uma garota de nome ainda desconhecido sofreu pancadas nas costas e sentia muitas dores, mas estava consciente. O grupo de jovens seguia sentido Gandu, onde a jovem colega de faculdade de Luan, reside. .(Giro em Ipiaú)

IPIAÚ: CABEÇA HUMANA FOI ENCONTRADA NA RUA ITAPAJIPE





SACO ENCONTRADO AO LADO DA CABEÇA
Na manhã deste domingo (17), por volta das 06h30, a Polícia Militar foi acionada por populares que encontraram na 2ª Travessa Itapajipe, Bairro Euclides Neto, a cabeça de um homem que até o momento não foi identificado. Moradores da localidade informaram que a cabeça estava dentro de um saco plástico de utensílios para berço.

A cabeça humana possuia marcas de perfurações na testa e cortes na nuca. A polícia ainda não conseguiu identificar a vítima. Populares informaram que poderia ser um rapaz de vulgo "Bob" , que mora no Alto da Invasão. Outra suspeita é o fugitivo da delegacia de Ipiaú, Cleiton Sales Silva, preso em fevereiro deste ano  por porte ilegal de arma de fogo e receptação de veículo roubado, que fugiu no dia do carnaval  O corpo ainda não foi localizado. 
>>Ocorrência Policial Bahia<<

sexta-feira, 15 de março de 2013

Vivo inclui nome de menina de 2 anos no SPC


Quase um ano após “sujar” o nome de uma criança, é a Vivo agora que terá que pagar a conta. A empresa foi condenada a indenizar a menina Ana Clara Ribeiro de Souza, de 2 anos, e sua mãe, a técnica em enfermagem Camila Lorrane Primo Moura, de 22, em R$ 4 mil cada por dano moral. Elas são moradora de Mesquita, na Baixada Fluminense. Em abril, a empresa incluiu o nome de Ana Clara no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) e na Serasa, cadastros de proteção ao crédito. O motivo: atraso no pagamento de faturas do celular Vivo, pelo Plano Controle, referentes aos meses de março, abril e maio de 2012. O valor total do débito era de R$ 80,70. Mas a menina só tinha telefones de brinquedo. Apesar da sentença, Camila acha que o valor não compensa o constrangimento que sofreu com a cobrança indevida:— Achei um absurdo. Informações do Ubatã Realidade

Vitória da Conquista: Idoso morre atropelado por veículo oficial


 
Vitória da Conquista: Idoso morre atropelado por veículo oficial
Um idoso morreu atropelado por um veículo oficial na manhã desta sexta-feira (15) quando guiava uma bicicleta na BA-263, nas próxidades do distrito de Batuque, Zona Rural de Vitória da Conquista. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, Antônio Vieira de Oliveira, de 74 anos, foi atingido por um van da Secretaria Municipal de Saúde de Tremedal. O trânsito chegou a ficar parcialmente bloqueado na região e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista. As razões do acidente ainda são apuradas. Informações do Blog do Anderson.

WAGNER CANCELA “TESTE DE VIRGINDADE”

Do Bahia 247

wagner sufocoApós repercussão negativa em nível nacional, o governador Jaques Wagner (PT) comunicou através de seu perfil no Twitter que “determinou” a suspensão do item que prevê comprovação de virgindade para candidatas do concurso público da Polícia Civil previsto em edital.

“Sobre o concurso da Polícia Civil, determinei a IMEDIATA SUSPENSÃO dos itens que possam causar constrangimento ou discriminação às mulheres”, disse Wagner em post no micro blog.

A ‘justificativa’ para o pedido do exame para comprovar integridade do hímen é a de que mulheres “com hímen íntegro” são liberadas de passar por “avaliação ginecológica detalhada, contendo os exames de colposcopia, citologia e microflora”.

Para isso, porém, as postulantes teriam de comprovar serem virgens por meio de atestado m

FEIRA DE SANTANA: POLÍCIA APREENDE MAIS DE UMA TONELADA EM DROGAS NA BR-116


Carga continha maconha, Crack, lança perfume e comprimidos |Foto: Acorda Cidade

A Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e a Coordenadoria Regional da Polícia Civil de Feira de Santana apreendeu, nesta quinta-feira (14), mais de uma tonela de drogas na BR-116 sul, próximo ao pedágio e à cidade de Santo Estevão. Foram apreendidos 1,1 mil quilos de maconha, 7,5 quilos de crack, lança perfume e cartelas de comprimidos. De acordo com a polícia, os entorpecentes foram trazidos de Foz do Iguaçu para abastecer a micareta de Feira de Santana. 

Oito pessoas foram presas na operação e quatro veículos foram apreendidos. Os detidos são: Ronaldo Silva Vicente, Marconi dos Santos Gomes, Agnaldo Oliveira Pereira, Osiel Souto Rios, Lara Maria de Araujo Vieira, Maria Rosângela de Lima Santos, Evandro Oliveira Pereira e Júlio César de Jesus Silva, conhecido como ‘César Viola’.

FONTE: CORREIO

Câmeras de segurança registram policiais agredindo jovens na Bahia


Caso aconteceu em Itaberaba, centro norte do estado, no dia 9 deste mês.
Imagens foram divulgadas na quinta-feira (14). Veja vídeo.

Do G1 BA

Em Itaberaba, centro norte do estado, imagens de um circuito interno de segurança flagraram policiais militares agredindo três rapazes durante uma abordagem. Uma das vítimas chegou a ser agredida com um soco no tórax.
As imagens foram registradas no dia 9 de março, mas só foram divulgadas na quinta-feira (14). As imagens mostram os jovens sendo abordados por policiais militares por volta das 23h. Eles são revistados e nenhum deles reage. Mesmo assim, um dos jovens, vestido de camisa branca, é agredido três vezes por um dos soldados.

Momentos depois os policiais entram na viatura para sair, mas voltam a descer do carro e um outro jovem também é agredido com um tapa nas costas e depois com um soco no tórax.
O comando da Polícia Militar de Itaberaba informou que a abordagem foi feita depois que moradores reclamaram que o carro dos jovens estava com o som alto. Segundo o comando, outra viatura já havia passado pelo local, mas os jovens descumpriram a determinação de abaixar o volume. Um inquérito policial foi instaurado para apurar o caso.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Atenção a Todos Os Moradores De Itapitanga


Imagem 
 Atenção Senhores donos de animais,agora esta proibido abandonar os animais,cavalos,burros,jumentos e outros do tipo,soltos na rua ou em vias publicas principalmente na estrada que liga Itapitanga á Coaraci.O programa da Pontal FM(104,9) de Itapitanga recebeu da prefeitura municipal este comunicado,o descumprimento resultara na apreensão do animal,sendo ele encaminhado para o departamento(veterinário)em Itabuna-BA.

( ItapitangaNet)

SSP-BA cumpre 72 mandados em presídio e divulga áudio de crimes


Operação 'Batendo de Frente' desmontou grupos criminosos em Itabuna.
Foram dois anos de apuração. Eles foram levados a unidades federais.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia
Mais de 70 mandados de prisão foram cumpridos dentro do presídio de Itabuna, na região sul da Bahia, nesta terça-feira (13), para desmontar a ação de duas quadrilhas que agiam na unidade. Foram dois anos de investigação até a execução da operação "Batendo de Frente", que foi realizada por cerca de 700 policiais civis e militares.
Os suspeitos são integrantes dos comandos "Raio A" e "Raio B" e davam ordens para matar do lado de fora do presídio. Em uma das gravações disponibilizadas pela polícia, um suspeito, cujo apelido é "Papel", encomenda a morte de um homem a uma pessoa chamada "Gaspar":