quarta-feira, 10 de abril de 2013

Após checar estudo, Funai diz que área ocupada na BA não é indígena

índios ocupam hotel Bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia) 


Estudo de demarcação de área não mostra área ocupada como indígena.
Cerca de 70 índios estão acampados em hotel-fazenda na cidade de Una.

Do G1 BA, com informações do Jornal Nacional

A Fundação Nacional dos Índios (Funai) informou nesta terça-feira (9) que a área do hotel ocupado por famílias indígenas na região sul da Bahia não faz parte do espaço delimitado como território dos Tupinambás de Olivença, que ocupam a região.
A Funai disse que, após conferir um estudo realizado no ano passado, foi constatado que a área onde fica o hotel ocupado não é delimitada "como de uso tradicional do povo Tupinambá". Esse reconhecimento, segundo a Fundação, foi concluído em 2012.
Segundo a Fundação, está sendo requerida a expedição da Portaria Declaratória, em que o Ministério da Justiça pode ou não reconhecer a terra como tradicional indígena.
A partir dessa portaria, explica a Funai, pode ser pedida a demarcação física do território tupinambá, especificado no estudo, e a retirada dos não-índios. De acordo com o cacique que liderou a ação, Val Tupinambá, o objetivo é pressionar o governo federal para a demarcação da reserva indígena. A área pretendida tem cerca de 47 mil hectares e fica entre Ilhéus, Una e Buerarema.
Já a área do hotel-fazenda envolve mais de 600 propriedades da maior região produtora de cacau do país. "A gente tomou a decisão de ocupar esse hotel porque se encontra na área de demarcação do nosso território e também, nesse mês de abril, a gente quer uma resposta da demarcação do nosso território tupinambá, que se encontra na mesa do ministro", explicou.
Um funcionário responsável pelo hotel-fazenda se dirigiu à Polícia Federal durante a manhã para prestar queixa. Ele estava acompanhado de uma mulher, dona de outra fazenda vizinha ao hotel. Ela preferiu não se identificar, mas informou que os índios ameaçaram ocupar a sua propriedade. De acordo com a Funai, cerca de 25 famílias acamparam no espaço desde o domingo (7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário